sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

retrololololololoespectiva 2016 !!!!


Fala povão tudo sussa? Viciado trazendo uma retrospectiva do ano em que experimentamos a "nova rate" das cartas na box e do ano em que o deck de seto kaiba venceu o campeonato mundial sooo lets vamoosse!



Farei neste post uma varredura do que aconteceu de mais importante no ano então n deve conter todos os meses do ano simbora então:

Janeiro


Depois do assassinato em série comum da kunami onde o metagame estava mais balançando do que piru de veio depois de mijar, damos as boas vindas a BREAKERS OF SHADOW pack onde o nosso ultimo "tier 0" foi consolidado (Lê-se PEPE) e com isso uma martelada de emergência teve de ser aplicada.

Fevereiro

E é no segundo mês do ano que acontece a cara de pau a tão necessitada lista de emergência que foi apelidada desta vez pela titia como "Lista de Ajuste" que chegou ceifando os seguintes camaradinhas:

  1. Performage Plushfire – Forbidden
    Performage Damage Juggler – Forbidden
    Tellarknight Ptolemaeus – Forbidden
  2. Performapal Skullcrobat Joker – Limited
    Performapal Monkeyboard – Limited
    Luster Pendulum, the Dracoslayer – Limited
e ao mesmo tempo em que isto era uma lista, ao mesmo tempo não era. Declarando que era apenas para torneios considerados importantes, assim, outros torneios menores poderiam usufruir da lista anterior da mesma forma.


E abrindo o ano dos boosters especiais temos primeiro a WING RAIDERS que Digievoluiu BA para PKBA (Phantom Knights Burning Abyss ainda bem q tem abreviação ufa) trazendo uma consistência maior ao deck e um leque de possibilidades bem maiores do que a build pura tinha.

Março

E por que não dar outro buff os PKBA hein? Além de Beatrice, the Eternal Lady o booster trouxe coisas como Stardust Charge Warrior e Number 38: Hope Harbinger Dragon Titanic Galaxy que seriam muito bem utilizados mais tarde no metagame, Reprints das cartas dos decks de Kozmo e BA, fazendo assim a acessibilidade dos decks vir a tona.

Abril

Mês onde a lista do nosso metagame irir realmente se consolidadar após os "ajustes" realizados lá atrás.

Mudanças:
FORBIDDEN

Performage Damage Juggler – Was Unlimited
Performage Plushfire – Was Unlimited
Tellarknight Ptolemaeus- Was Unlimited
Chicken Game – Was Unlimited
Wavering Eyes – Was Unlimited
LIMITED

Luster Pendulum, the Dracoslayer – Was Unlimited
Performapal Monkeyboard – Was Unlimited
Performapal Skullcrobat Joker – Was Unlimited
Wisdom-Eye Magician – Was Unlimited
Elder Entity Norden – Was Unlimited
Thousand-Eyes Restrict – Was Forbidden
Ignister Prominence, The Blasting Dracoslayer – Was Unlimited
Draco Face-Off – Was Unlimited
Reasoning – Was Unlimited
Upstart Goblin – Was Unlimited
SEMI-LIMITED

Debris Dragon – Was Limited
Allure of Darkness – Was Limited
Emergency Teleport – Was Unlimited
UNLIMITED

Dark Magician of Chaos – Was Forbidden
Tragoedia – Was Semi-Limited
Advanced Ritual Art – Was Semi-Limited
Crush Card Virus – Was Limited

Olha o tamanho dessa pouha! Sim, a kunami tinha acabado de ferrar a poha toda além de liberar algumas coisas inofensivas para o "metagame" atual. Kozmo virou sinônimo de tijolo, PEPE se tranformou em Draco-Pals de vez, infernoid enfiou sua cabencinha no buraco, todo mundo burbulhou de ódio por causa da upstart (eu inclusive, sério, estamos em 2016 ou 2006?), PKBA sambando feito louco e magician tomando um refrigerante de tabela também.

 E após algum tempo sem estampar um booster, Yugi Mutou está na MILLENNIUM PACK - LITE EDITION, booster que não trouxe tantos destaques além das cartas que vieram do anime onde entre elas temos: Card of Demise e Left Arm Offering, que foram muito importantes para futuros nascimentos de deck como qli-demise, Demise Stun, e no caso da left arm temos os decks que irão abusar dela para buscar a The Grass is Always Tastier on the Other Side.















Maio

Tendo como capa Crystal Wing Synchro Dragon, shining victories começou a fazer o que espantou a todos: Suportes Para Blue-Eyes! Até então ninguém esperava suportes para um deck tão antigo assim (mesmo com coisas do anime chegando na dragons of legend e millennium pack) que até então não era um "deck", pois o arquétipo mal tinha algumas cartas que prestavam. Porém mesmo assim o deck não estava 100%.

Julho

Como em junho n aconteceu poha nenhuma de importante no TCG ele foi pulado para o que ocorreu em julho.

E quem não gosta de structures?? Bem, os player de D/D/D pois mais uma vez foi atrasado a chegada do deles para que blue-eyes pudesse faturar mais uns $$ pra nossa mercenária meserável. E assim, sai o structure deck RISE OF THE TRUE DRAGONS onde felgrand ganhara uma evolução e a spell que copia Monster Reborn c um toque a mais de roubo a Return of the Dragon lords que além de ressusitar qualquer monstro do tipo dragão de nv 7 ou 8 (blue -eyes, red-eyes entre bixos doidos do extra deck) oferecia uma segurança a mais pelo simples fato de você poder removê-la do cemitério para proteger TODOS os dragões que você controla, isso mesmo, TODOS ELES. Puts... basicamente se comprava o structure apenas para pegar a spell e vender o resto, não que os felgrand novos sejam ruins e além disso, o primeiro reprint de Raiden, the hand of the lightsworn é agora acessível.




Além disso o OTS 2 estava viável em toda a parte do mundo exceto no nosso solo T.T 

Enquanto salivamos pelos traillers desse maravilhouser filme, pelo menos já podemos apelar com as cartenhas que vem nele incluindo o Blue-Eyes Alternative White Dragon que finalmente alavancaria o deck para o competitivo de vez.


Agosto

Mês da listinha atual que utilizamos para tentarmos topar em algum lugar q n seja o nosso telhado que não postarei as mudanças pois creio que todos já sabem o que ocorreu.

Após a surpresa que foi a ressureição do arquétipo dos Blue-Eyes, veio a vez do Dark Magician Ganhar Suportes novos na THE DARK ILLUSION. Nada que deixasse o deck top-tier, porém ainda faltava uma carta chave para que o deck alcançasse todo o seu potencial. Juntamente dos DM chegou um arquétipo novo focado em pendulum e fusion summon: Metalfoes! E então, o meta estava Blue-eyes, PKBA, Metalfoes (mesmo não estando com força total) e quem insistia jogando de monarch mesmo após a lista.


E o mês de agosto foi um mês agitado para o mundo de yugi. Além da dark ilusion tivemos o lançamento da DRAGO OF LEGEND UNLEASHED que trouxe reprints da primeira edição dela como The eye of timaeus, the claw of hermos, the fang of critias e soul charge, agora na raridade ultra. Além dos reprints a box trouxe o deck de Cyber Angel que também se juntou ao meio competitivo trazendo novamente um deck que abusava do Herald of Perfection.

Após tudo isso ainda hoube o Yu-gi-oh! World Championship 2016 que teve como campeão o deck de blue-eyes! (que iria ser de qualquer jeito pois foi uma mirror match) aqui está a lista do ser:



Setembro


E chegando setembro com grande estilo junto com as Mega-Tins 2016 que trouxeram reprints de cartas que estava absurdamente caras para um nível abaixo do que estavam antes em conjunto das cartas promo : Performappal Pendulum Sorcerer que até então só era obtido através da BOSH, e os D/D/D Gust King Alexander e Flame King Genghis que estavam um bom tempo perdidos no OCG.


Rivals of the Pharaoh veio em seguida trazendo suportes aos Silent Magician e Silent Swordsman e o reprint de Sangan já trazendo sua errata, como outras cartas utilizadas por yugi ao longo de sua jornada em Duel Monsters.

















Outubro


Chegamos em outubro onde começamos com a LEGENDARY DECKS II que trouxe vários reprints para os decks de Red-Eyes e Blue-Eyes, os tornando infinitamente mais acessíveis que anteriormente e o suporte final para o deck de dark magician: Eternal Soul.


E que ano poderia ser mais nostálgico que este? Trocentas coisas do yugioh DM e companhia sendo arremeçados na nossa fuça lançamento após lançamento e com este structure não é diferente.
Yugi trazendo novos magnet warrior e kaiba trazendo um novo comparsa do meta : ABC Buster Dragon, que traria a cconfiguração do meta que atualmente conhecemos. Muitas lojas venderam o deck do kaiba num preço muito alto até mesmo para um structure e um preço baixíssimo pelo do yugi.

Novembro



Com o nome original de INVASION OF VENOM  e por culpa de uns desgraçados detentores do nome "Venom" o booster passou a se chamar INVASION:VENGEANCE WTF? Trazendo o último dos dragões dimensionais: Starve Venom Fusion Dragon, o booster trouxe também os últimos suportes para Metalfoes, Red-eyes, Stellarknight, paleozoic e PK, junto do novo deck: os Cryston. Este booster foi também de grande importância para que o metagame viesse a essa relevancia até mesmo por causa de Toadally Awesome que trouxe novo uso para Bahamut Shark e com isso alavancou alguns decks esquecidos por conta do nível do formato como HERO e Mermail.

E fechando o ano com chave de gold Aster Phoenix ganha espaço no anime e seu deck ganha espaço no jogo com os suportes novos para Destiny HERO! Porém isso não é tudo, Darklords ganharam Suportes fortíssimos depois de tanto tempo no esquecimento  se juntaram ao metagame também. Junto com os reprints de trocentas cartas que dão suportes a decks com temática dark como Allure of Darkness eu chamaria esse booster de Phantom Darkness 2 com exceção de um dark armed dragon e uma nova era de tele-DAD.














Em dezembro não ocorreu praticamente nada de relevante no TCG porém o OCG está bastante animado com trocentos spoilers das novas coleções que estão chegando ano que vem. Não coloquei elas aqui pois como jogamos o TCG então achei q n faria sentido falar do que aconteceu no OCG ao redor do ano.

Espero que tenham gostado e se esqueci de mencionar algo mandem nos coments. fiquem agora com esse clipe sensacional.


2 comentários:

  1. show de bola a retrololololololoespectiva ein.
    fiquei doido em 2016 nem sabia o que comprar direito XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é realmente foi tenso mesmo. eu acabei c uns 3 metas so pela correria, torcer p esse ano a carteira aguentar

      Excluir