quarta-feira, 27 de julho de 2016

Here Comes a New Metagame! Será???



Faaaaaala negada! Após uns belos anos no escudo da vida offline volotei com a net e agora trago sa porra maravilhouser matéria sobre o que talvez nos aguarde. Sem mais delongas let's vamosssse!




Que essa matéria pode parecer um belo acre news não é surpresa para mim porém tive vontade de escrever sobre pois estou farto deste formato cagado em que estamos vivendo e animadíssimo pelo próximo formato que está para chegar.

A cagada



No início deste maravilhouser ano ficamos todos felizes pra baralho com a chegada da lindíssima box Breaker of Shadow (ou Destruidores das sombrs se você pego a hue-br version da parada) e nela simplesmente consiguimos concretizar o metagame que abriria o início do ano com os seguintes decks disputando o lugar nos tops:

  1. PEPE (Performappal Performage)
  2. Kozmo (Cavaleiros do Zodíaco)
  3. Burning Abyss
  4. Magician Pendulum
E não demorando muito veio o structure deck dos monarchs que eu gosto e muito mas é odiado bagarai e vocês verão aqui o por quê.

Poréeeem a cagada veio pela própria kunami tcg pelo simples fato de parecer ser uma anta e não ver com olhos certos seu metagame e descobrimos que o santíssimo deck de PEPE seria mais um tier 0 que passa pela incompetência dos estagiários que mandam naquela bosta.

E assim passamos pelo "Ban hammer de emergência". O porquê dos aspas? Bem, os infelizes malditos tiveram a audácia de nomear a lista como uma "Lista de Ajuste" que ao mesmo tempo bania e não bania NADA (batendo filhadaputamente nas recém chegadas cartas dos PEPE na BOSH). Resultado: Magician Pendulum perdeu um pouco de consistência, PEPE Digivolveu para Dracopênis Dracopals, monarchs acharam sua lugar ao sol e os kozmo....

A cagada parte 2

Assim o metagame estava sussa, sussa para que os kozmoney ganhassem todo o dinher... Quer dizer a glória que a kúnami havia preparado ao criar a homenagem ao star wars e mágico de OZ num deck só. O problema é que mesmo com os PEPE voltados para Dracopals e com ptolemaios no pau os kozmos ainda eram cadelinhas dos famigerados pendulos cômicos dos atual protagonista da série e isso n pego bem entãaaaao....




Finalmente o Banhamer foi decretado, batendo ainda mais nos draconildos e retirando o poder de compra genérico que os decks da época possuíam fazendo o game pender para um fenômeno que eu mesmo chamo de: PARA CARAI JÁ DEU BOSTA AGORA VOLTA PORRA!





Continuando com o formato depois dessa doidera que foi colocar allure a 2 e nos transportar para o ano de 2006 onde upstart goblin era a 1, as paralhagens dos decks começaram a ficar assim:









Isso mesmo meu camarada, Monarch COM e SEM Extra deck, chessus... Algo que parecia loucura ganhou holofotes e como ganhou, fez com que a jornada da kúnami de fazer o kozmo ser o top deck irrecusável ir pelo ralo com a descarga no modo turbo. Mesmo com a Shining Victories trazendo Dark lady e Dark Planet que pareciam terem sido criados para parar o reinado dos pendulo e arruinar de vez a vida dos monarch foi tudo uma ilusão e os kozmos acabaram ficando em segundo senão em terceiro lugar devido também ao fortalecimento dos BA que uniram suar forças ao arquétipo de yuto.

Resumindo

A kúnami passou o formato inteiro tentando "equilibrar" o metagame que acabou deixando ele essa bela bosta que encontramos no nosso dia-a-dia. 500 tops de monarch, uns negos chorando que apanharam para algum deles, manos com esperança do kozmo bater alguma coisa colocando demise no deck, players largando a mão dos dracopals e indo para pkba e por aew vai.


O que está vindo por aew


Shining Victories introduziu os suportes para o deck de blue-eyes que acabou terminando de receber seus últimos suportes direto do filme aqui no tcg (Chaos MAX e Alternative Dragon) e a the dark ilusion que irá trazer além dos dark magicians, os Metalphosis que deverá ser a peça pendulum da partida do próximo formato.

vamos começar falando do deck que eu vou utilizar neste formato: Metalphosis (Ficou Metalfoes aqui no tcg ma ta valendo). É um deck com tema nas duas invocações que eu mais gosto que são a fusão e a pendulum. Parecido com os igknights, o arquétipo possui apenas um efeito pendulum sendo que todos (exceto o que vai vir na invasion of venom porém esse papo é pra mais tarde) são vanilas.


    1. Once per Turn: You can target 1 other face-up card you control; destroy it, and if you do, Set 1"Metalphosis (foes)" Spell/Trap card directly from your Deck.
Com isso já da para imaginar como o deck funciona certo?



Aqui está meu exemplo de deck que por enquanto devo utilizar (enquanto a Banlist n bater, enquanto n sair suportes etc,etc), na primeira vista dá pra ver 2 novas staples que provavelmente irão aparecer durante o próximo formato: Infinity e Crystal Wing/tzolkin e isso torna as coisas um tanto preocupantes porém vamos ver os próximos candidatos antes de explicar minha preocupação.


O próximo candidato é provavelmente o favorito do próximo formato. Blue-eyes (bru aizu huehue) recebeu um motor de busca fortíssimo porém sem nenhum sentido à algum tempo atrás na crossed souls que agora parece um tanto roubado se for ver as cartas que busca para o deck. Existem 2 build diferentes para sze jogar: Chaos MAX Dragon e a "Pura" (claro que existem surubas com felgrand e afins porém é sempre importante relevar o arquétipo em si) e vou mostrar um exemplo de uma build pura que montei com a ajuda de um amigo (pelo simples fato que eu não conseguia jogar com essa porra e cagava nas builds).







Com toda a certeza não é a melhor build que você vai ver na internelson porém é a que e consegui jogar de boas e não "Brickar" nas jogadas. Já vi builds muito mais agressivas que utilizam até mesmo o Ultimaya tzolkin qualquer dia posto por aqui.

Talvez o ultimo candidato da disputa seria o Dark Magician porém a kunami parece que ainda não termino de cagar esse ano então resolveu lançar o arquétipo que vou mostrar a seguir. Sua mecânica se trata em jogar na vez do oponente não deixando ele jogar.... Isso mesmo, o deck ganhou uma gama de buscadores quick-spells e trap cards para trabalhar em cima do campo oponente e isso é ótimo pois até parece que pegaram a alma das jogadas hackiadas do yugi e transformaram em jogo mesmo.










Gostei muito de testar o deck porém ele me incomoda muiiito em uma simples coisa: A necessidade suprema de começar a jogar! Tipo, alguns decks preferem começar até mesmo porque o game está insano porém este deck dificilmente vence algo se vai em segundo nos dados chega a ser triste porém é claramente a verdade e se não acreditar vai procurar uns replays instantâneos pelo you tube que você vai ver que em praticamente 100% dos duelos o player começou, isso se a mão não brickou de alguma forma.

Spyral e Subterror são as exclusividades do TCG para este novo formato agora esqueçam subterror ok? Spyral contém somente 4 cartas lançadas então qual seria o problema?? O maldito buscador não pussui restrição de quantidade de vezes que pode buscar quando invocado e nós sabemos onde isso vai dar não é mesmo?














Beleza, como dá pra ver no seu efeito ele pode buscar qualquer "Spyral Gear" card do deck o que me parece que vai ser uma série de spells e traps pelo o que vamos ter no momento porém é claro que a preocupação só aumenta pelo simples motivo da primeira spyral gear ser uma Premature burial Buscável e exclusiva do arquétipo. Vamos ver o que vai ser aprontado a partir daí.
















Vamos ao momento "finalmente vou desembuxar sa poha". Como temos acompanhado (pelo menos eu) no OCG o formato é de um controle intenso e insano com cyber-steins acompanhados de naturia exterio e o abençoado de outro planeta do lock doido lá, além de Ultimaya Tzolkin, Crystal Wing e cyber dragon infinity que são o que temos por aqui também.

Além de abc que eu não citei aqui pois só deverá dar as caras lá pro final do ano e também por exceção do DM TODOS os decks tem potencial de soft lock com crystal e infinity além de totem bird que deve ser utilizado se todo mundo continuar abusando dos speedroid e isso traz a emergencia de uma banlist antes mesmo que algo disso ocorra para não simplesmente salvar alguns bolsos como também não ferrar o formato uma vez mais.

Bem pessoal espero que o post tenha agradado e com a net de volta tentarei postar com frequência toda vez que o assunto surgir então hasta la próxima niggas.

Fiquem com esse belo gif do kaipiroto ficando doidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário