terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Resultados à parte, reação pós emergência!


Temam o supremo Ban Hammer!
Yo negada, viciado na calada do dia mesmo trazendo uma matéria o quanto.... Atrazada porém, de extrema importância pois como tudo na comunidade yu-gi-oh! ajuda a exclarecer as ideias sobre o que acontece.





Antes de começar declaro que esta é uma matéria minha então vai ter palavrão bagarai e também a mais expressa opinião crua sem tempero!

Bem negada eu digo que esta matéria está atrasada pelo simples meotivo que eu jogo com o deck em questão que foi "nerfado" e vocês vão entender os "" ao decorrer desta matéria( eu espero).


Como muitos sabem ao ler ao menos meia dúzia de matérias pela pessoa que vos escreve, eu detesto a kunami tcg e os formatos que ela traz (konami OCG S2), e acima vemos as mudanças em questão que vieram pelas mãos da mercenária nossa maldita querida titia e a foto é praticamente auto explicativa com o seguinte texto: (Viciado tradutor ON) "Aqui algumas notícias sobre a lista de cartas banidas e limitadas utilizada para os torneios de alto-nível!

Começando em 08/02/2016 em adição a lista de cartas banidas e limitadas, todos os eventos da séria de campeonatas de yu-gi-oh!, eventos de qualificação regional, e UDS (sei lá o que diabos é essa poha é) qualificatórias e eventos para convidados irão ter estas regras adicionais para a construção do deck:

~Le banlist aqui~

Isto e referida como uma "lista de ajuste". A tradicional lista de cartas banidas e limitadas aplica exceto onde é aplicado esta lista de ajustes.

Adicionalmente, lojas de torneios oficiais estão livres para utilizar desta lista para seus eventos locais da forma que desejarem. Tenha certeza de checar com sua loja de torneio oficial para confirmar.
~le resto de informação inútil~" (Viciado tradutor OFF).

E de cara com esta cena logo de manhã ralando mais do que o charlie brown na música loka dele eu não me vi muito surpreso porém, não tive idéia do que escrever então resolvi esperar as coisas esfriarem e as ideias terminarem de cozer dentro da minha cabeça.

Assistindo vídeos do canal PRRJ e Yugioh Rio Lagos e ler algumas matérias da Yugioh Nexus eu finalmente reformulei minha idéias.

A lista de emergência com o nome disfarçado de "Lista de ajuste" já ocorreu antes no metagame e para isso utilizaremos nossa Time machine para relatar o ocorrido.



Ah 2008 um ano maravilhosamente bruto, assim como o card game costumava ser não é mesmo? (pra quem acha que antigamente era melhor aproveita a carona aqui nessa máquina que tu vai ver que o buraco era mais embaixo) O card game tinha decks como Monarch(isso mesmo eles já estiveram antes no meta do nosso querido game assim como HERO já esteve antes e voltou a pouco tempo atrás), DDT, Zombies em geral, Burn (que até hoje pela o saco da galera porém sem maior relevancia graças a velocidade do game) e então é lançado um booster no dia de 11 de novembro de 2007 com o nome de Phantom darkness trazendo a tona vários monstros do atributo dark como dark grepher e Dark Armed Dragon ou DAD para os mais íntimos.

Num torneio realizado em 2008 pela Shonem Jump apareceu um deck de nome DAD Return que consistia em controlar o grave para trazer o DAD e limpar o campo e logo em seguida ativar Return from Different Dimension ou Dimension Fusion para trazer todos os monstros banidos para ativar o eff do DAD e assim finalizar o game e lembrando: na época existia Dark Magician of Chaos junto de um trio foderoso de Dark Armed Dragon então loops de Destiny draw e allure of darkness tanto controlavam o grave quando puxavam as peças necessárias para a mão para que o combo fosse executado. Poréeeeeem, a UDE(ao invés da titia ela é quem cuidava das paradas banlísticas) resolveu soltar o Reaper of Cards atrás do deck que havia instantaneamente dominado o formato antes de torneios maiores numa "Lista de emergência", coisa que até então foi uma surpresa para o povo que jogava e principalmente para os donos do deck.

Mesmo com a limitação de Return from Different Dimension, Allure of Darkness limitadas e dimension fusion banida, o deck continuou a chutar tobas por todo e qualquer lado e então, na lista de setembro de 2008 sentaram o banhammer em DMOC, Destiny HERO Disc Commander (o infeliz era loopado mais do que as mães que xingamos em games online) e premature burial e assim todos viveram felizes para sempre até que...

Tharammm a Wild Synchro Age appears!


No dia 19 de Abril de 2008 foi lançado trazendo a era synchro para nossas vidas e ao mesmo tempo afastando trocentos players do game por rejeitarem a mecânica imposta pela empresa ou pelo motivo do deck ter evoluído ainda mais. Apesar da temática do deck não estar muito diferente de antes a velocidade era extrema e assim o foco foi em fazer synchro summons e encher o grave para que DAD viesse a terminar o game (época onde stardust dragon era supremo). E assim não demorou muito para que a banlist final fosse aplicada no deck e assim ele ficasse injogável aos olhos do meta na banlist de março de 2009 assim terminando o reinado de 1 ano que o deck fez desde sua primeira aparição em 2008.


Bem lembra que eu disse acima que você entenderiam os "" quando os utilizei na palavra "nerfado"? Então, o cenário do jogo se repete porém com a experiência que a empresa atual (Kúnami) eles já prometeram uma resposta rápida até que seria em até 2 meses com uma banlist oficial/obrigatória.

Muitos players têm certeza da morte do deck por apenas 11 cartas serem retiradas do deck porém a única coisa que foi retirada foi o "modo automático" de se jogar. Não sabe o que é? Então vamos explicar com uma viagem mais curta ao tempo.


Se você se lembra desses carinhas então o trabalho da explicação será ainda mais fácil porém para os que não entenderam voltemos ao ano de 2013 onde o deck dominante é Dragon Ruler e sua mecânica é tão fácil que só de ter as cartas e saber as regras básicas do game muitos venceram incontáveis YCS com este deck (com a diferença da era Tele-DAD onde existia apenas uma potência, nesta época o deck que rivalizava era o de spellbook) e isso é complicado para o game pois descarta totalmente a esstratégia dentro dos duelos estragando toda a experiência do game. O deck jogava sozinho devido a mecanica dos efeitos dos monstros que consistia em abusar dos seus efeitos: Todos os DR possuiam o efeito de que quando fossem banidos, buscavam um monstro do tipo dragão do mesmo elemento incluindo ELES MESMOS! Porém o deck não era apenas isso eles também tinham os Baby Rulers que os traziam de dentro do deck enchendo o cemitério e além disso um efeito que os trazia do cemitério sozinhos banindo outros DR e assim ativando seus efeitos secundários além de também, existir um efeito único que cada um possuia se descartando junto com outro monstro do mesmo elemento para:Ressucitar um monstro do grave, destruir cartas, adicionar um monstro dragão do deck ou enviar um monstro do deck para o cemitério. Absurdo? Com toda a certeza! Não entendeu? então aqui vai um vídeo da epoca de uma das buils feitas pelo canal Ygopro OTK.




Bem como os rulers citados anteriormente, o deck PePe (Performappal/Performage) pussuia uma engine própria utilizando ao máximo a mecanica pendulum e assim tornando o deck "automático" o que levou a super popularização do mesmo e lotando vários e vários ycs ao redor do planeta.

O deck em si foi mais um câncer trago ao game sem prévio planejamento (coisa que está virando rotina nas mãos da konami) E para consertar simplesmente foi feito a banlist de "ajuste" para que os outros decks jogassem de forma igual porém alguns apontam que isto não passou de mais uma outra jogada de marketing para o jogo continuar lucrando pois pense bem: O deck é ridicularmente barato, tanto que das cartas banidas/limitadas principais, 3 eram comuns sendo que 1 delas vinha de dentro de um structure deck de outro arquetipo (le-se magician pendulum) e isso não rende muito para a empresa pela facilidade de  construir o deck em si. Até mesmo a carta chave dos vários combos ficou mais fácil de ser adquirida devido a nota rate nos boosters da nova coleção Brakers of Shadow que a kunami tcg adotou para inciar neste ano.

pqp n canso de ver esse gif heuehueuheu
Para encerrar isto antes que você leitor fique cego devido ao excesso de leitura vou dizer minhas próprias palavras que são de um jogador do deck "nerfado" em questão.

Primeiro e mais importante, vamos lembrar do caso do DAD e ver que o deck ainda está no tier 1 e que apenas isso já é um motivo para ainda se preocupar pois como o DAD o deck pode vir a evoluir com novos packs e voltar a ficar tão forte(ou até mesmo mais poderoso) quanto a versão anterior.

Segundo, eu tinha constante medo das mirror match que o deck proporcionava e isso tanto me incomodou como incomodou a diversos players que jogavam pois como vimos em um dos ycs mais recentes com a banlist antiga (onde 29 PEPE toparam e junto deles apenas 2 kozmo e 1 monarch) o deck jogava muito forte praticamente fazendo você passar raiva o torneio todo com mirror match atrás de mirror match e isso causou um fenômeno que vou nomear de Pré-game. ele consiste nos diversos testes, pesquisa e simulação da força do deck em questão num torneio importante que consiste em participar de locais ou até mesmo aguentar os retardados do yugioh pró (o dia que 6 para de rage quit vão ganhar o devido respeito ~le dedo do meio~). E nesse fenômeno que se constrói toda a sua estratégia que vai desde montar o deck até como tirar as cartas para realizar o side dentre uma partida e outra.

E terceiro e mais claro, como já sabíamos, o deck que mais enfrentaríamos nessa questão seria o próprio PEPE que tem uma match horrível quando se trata de mirror match forçando o player a fazer meio que um "main-side deck" que é justamente adiantar o side trazendo certas cartas que eram utilizadas para isso em seu main deck (effect veiller e maxx"c") e isso deixava o game menos saudável além de limitar o número de outs caso essas cartas travem e sua mão. Concluindo, eu gostei da banlist mesmo tendo me ferrado um bocado com ela pois agora veremos menos do deck por aew e por isso posso testar mais cartas e estratégias além de melhorar o side deck que era muito focado contra a mecanica do deck.

É isso negada espero que tenham gostado da matéria e não esqueça que temos também nossa querida página no facebook e que seu feedback é algo indispensável para a nossa equipe. Deixo abaixo 2 replays no yugioh pro realizados pelo Yugi tuber Lithium 2300 que traz as matchs dos decks DAD Return e do Fodderoso Tele-DAD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário