quarta-feira, 13 de maio de 2015

Analisando as Jogadas do Meta 2# - Estrategy is All!

Se estamos falando de estratégia, que tal estampar o maior estrategista entre os protagonistas?
Fala povão, a ultima matéria dessa série não repercutiu muito bem mas resolvi retomar mesmo assim. Sem mais delongas, que tal começarmos?




Bem como vimos na ultima matéria Analisando as Jogadas do Meta 1# você jogador, tem uma infinidade de cartas a escolher que a cada ano que passa cresce ainda mais. O problema é: Escolher as cartas por serem de arte bonita ou montar uma estratégia com elas?

Para entendermos melhor o conceito de estratégia, por que não assistir esse vídeo não é mesmo?


Depois de nossa curta aula sobre estratégia (que não nos serviu pra porra nenhuma) podemos entender que a estratégia é muito importante e o jogo não roda muito em torno do coração das cartas, e boto ênfase no "não roda muito" pois sorte faz parte da estratégia, querendo ou não. As cartas apresentadas na matéria anterior servem de intuito para acelerar o seu jogo, ou seja, chegar na estratégia que você pensou ao criar o seu deck (eu sei que esta matéria poderia ser montada antes da anterior mas creio eu, que é melhor mostrar as cartas de ajuda no jogo pois você já vai imaginar algo do gênero e esta matéria só vai consolidar o que você já planejou).

Eu não vou dizer que estratégia você deve montar, até mesmo que eu não sei se vai ser viável para você(se você jogar IRL pode não ter tanto dinheiro pra montar um shaddoll por exemplo, mas pode ter dinheiro pra fazer um quasar ou exódia deck) então só vou mostrar algumas das estratégias usadas pelos decks da atualidade e quais das cartas mostradas anteriormente eles usam para chegar nela.

Clique na imagem do banner pra ver um exemplo de Deck Nekroz
Nekroz é um Deck ritual lançado no booster The Secret Forces depois de todo mundo ter achado que a fábrica de rituais motafoka tinha encerrados suas atividades com gishiki. A mecânica do deck roda com quase todos os monstros do deck sendo ritual e tendo segundos efeitos para não serem "dead draws" nas horas de aperto.

A mecânica do deck roda em torno de buscas e de controle de campo com o temido Djinn lockdown no qual consiste em usar o efeito do Djinn Releaser of Rituals  para impedir o oponente de realizar qualquer tipo de special summon, e as buscas das cartas ficam por conta de Nekroz of Brionac e Nekroz of Clausolas com a ajuda de Preparation of Rites para buscar os Monstros necessários e ao mesmo tempo reciclar as ritual spells que foram utilizadas.

O deck atualmente segue muito forte no meta sendo quase sempre o primeiro colocado aqui no tcg brigando com o meta do ano passado que são o nosso próximo tópico.


Clique na imagem para ver um exemplo de Deck Burning Abyss
Burning abyss é um deck que mostra que a picuinha de ter 2 listas diferentes não foi tão a toa por causa de simplesmente só existir no lado ocidente do globo, e isso ferra com a nossa vida aqui pois ano passado foi um pouco complicado de bater nesses carinhas...

A mecânica deste é um pouco similar aos lightworns pelo efeito do dante mas, todos os monstros de main deck tem 2 efeitos tendo como padrão  o primeiro efeito:
  • if you control no spell/trap cards: You can Special Summon this card from your hand.
E o segundo efeito é diferente para todos eles não esquecendo que, eles só podem ativar ou este primeiro efeito, ou o segundo uma vez por turno. O intuito é sempre fazer Dante o mais rápido o possível e limpar o campo do oponente com cartas como Fire Lake of The Burning Abyss para fazer Otks ou simplesmente encerrar o jogo com ataques diretos. Usando como tech card o Masked HERO Dark Law, eles já conseguiram até mesmo tirar o primeiro lugar em um torneio dos Nekroz.

Clique na imagem para ver um exemplo de deck Shaddoll
Eu jogo de HERO a anos e desde quando eu voltei, ouvia uma frase irritante como essa :"aff deck fusão e tudo fraco" e depois de um OTK as pessoas pensavam melhor. Bem, com os shaddolls o mundo da fusão estava prestes a ameaçar todos os outros tipos de invocação fazendo tudo o que tem de mais chato para se fazer e mais coisas ainda.
A mecânica desse praticamente fura os buracos que fazer uma fusion summon trazia como por exemplo, a principal fusion spell deles a Shaddoll Fusion tem o efeito da falecida e que nunca mais veremos falar Future Fusion por apenas o oponente controlar um monstro vindo do extra deck... Quem é o infeliz que joga sem extra(monarchs e exódia não contam)? Até mesmo monstros pendulum do oponente fazem essa restrição numa boa por simplesmente foi invocado pela pendulum enquanto estava descansando no extra deck, e o buraco tampado é que toda fusion summon gastava 3 cartas o que tornava a jogada um -2 mas com os efeitos secundários dos shaddoll sendo ativados + a fusion summon vindo direto do deck esse curto é negado. Sem contar que todo monstro El Shaddoll tem a seguinte linha no final dos seus efeitos:"If this card is sent to the graveyard: You can target 1 'Shaddoll' Spell/Trap card in your Graveyard; add it to your hand."... Mas que motafoka, eles simplesmente eram Muteki Folgore. Os alvos favoritos da Shaddoll Fusion são : El Shaddoll Winda e El Shaddoll Construct.

Bem, temos vários outros decks que estão pegando forte nos torneios, mas quis apenas trazer este 3 que fazem tipos de invocações diferentes apenas pra dar uma ideia do que está caro batendo por aew.

Imagina que você é o garotinho e o sorvete é o seu deck, agora o gordão é a konami levando embora com a banlist. E depois de ver o helicóptero você se dá conta que nunca mais vai bater em ninguém com esse deck.
Bem niggas espero que tenham curtido esta matéria e se acham que tem algum tópico importante para abordar na próxima matéria.

Um comentário:

  1. Olha só esta de parabéns! Adorei a matéria! Principalmente o GIF! RI de mais! Kkkkkkk

    ResponderExcluir